O QUE É CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS (CMV)

O CMV, ou Custo das Mercadorias Vendidas, é a soma das despesas que uma empresa tem para produzir, armazenar e comercializar determinada mercadoria, até que ela seja vendida e se transforme em receita para a empresa.

Toda vez que uma venda é feita, o valor que você recebe não corresponde ao seu lucro. Para descobri-lo, você precisa antes descontar todas as despesas que você teve até ali, seja para comprar e armazenar o produto, atender o cliente, manter a loja aberta, pagar os impostos, remunerar seus funcionários, entre outras coisas. Logo, para conseguir lucrar bem com seu negócio, você precisa manter esses custos no nível mais baixo possível.

Por isso, o seu controle é mais do que essencial para qualquer operação de vendas. Será por meio do CMV que você terá a dimensão exata de como sua empresa está lucrando e de que forma ela pode melhorar.

Entre todos os custos envolvidos em um negócio, o custo de venda de seus produtos é, certamente, o que requer mais atenção, pois ele está sujeito diretamente à alteração de preços dos fornecedores, além de poder sofrer mudanças e perdas a todo momento.

Como calcular o CMV?

O cálculo do custo das mercadorias vendidas está relacionado diretamente à situação dos estoques da empresa. Por isso, para obtê-lo, é necessário conhecer três indicadores:

  • valor do estoque inicial dos produtos que a empresa tem, que é igual ao do estoque final do período anterior;
  • valor das compras realizadas durante o período, que é encontrado a partir dos registros efetuados quando elas ocorrem;
  • valor do estoque no final do período, que é apurado pela contagem de produtos.

Logo, o Custo das Mercadorias Vendidas pode ser encontrado por meio da seguinte equação:

CMV = EI + C – EF

Onde:

EI = Estoque Inicial

C = Compras

EF = Estoque Final

Com isso, depois de calculado o CMV, é possível descobrir como foi o resultado geral das vendas da empresa, determinando se ela obteve lucro ou não.

Se a receita obtida com as vendas for maior do que o Custo das Mercadorias Vendidas, a empresa teve lucro bruto. Se o valor vendido for menor do que o CMV, a empresa teve prejuízo na venda das mercadorias.

Assim, o resultado pode ser apurado por meio da equação:

RCM = V – CMV

Onde:

RCM = Resultado Com Mercadorias

V = Vendas

CMV = Custo das Mercadorias Vendidas

Vamos a um exemplo:

No início de um ano uma empresa possui 400 unidades de um produto em seu estoque, compradas por R$3,50 cada. Logo, seu estoque inicial vale R$1.400,00.

Essa empresa realizou diversas compras durante o ano, que no final totalizaram 800 unidades. Todas elas também foram adquiridas pelo preço de R$3,50 cada. Logo, o total de compras do período foi de R$ 2.800,00.

Ao mesmo tempo, boa parte desse estoque foi vendido ao longo do ano. Realizou-se o registro contábil de tudo que foi vendido, e no final do ano foi apurado um faturamento de R$ 4.350,00 com as vendas.

No final do período, verificou-se o estoque e foi constatado que sobraram 220 unidades do produto. Como cada produto teve um custo de R$3,50 cada, conclui-se que o valor do estoque final é de R$ 770,00.

Nada mais sendo informado, conclui-se que o Custo das Mercadorias Vendidas no período foi de:

CMV = EI + C – EF = 1.400,00 + 2.800,00 – 770,00 = R$ 3.430,00

Já o resultado com mercadorias do período totalizou:

RCM = V – CMV = 5.490,00 – 3.430,00 = R$ 2.060,00
MKP = V / CMV = 
5.490,00 / 3.430,00 = 1,60
%MKP = MKP * 100 – 100 = 
1.60 * 100 – 100 = 60,6%
%Margem Bruta = RMV / V * 100 = 
2.060,00 / 5.490,00 * 100 = 37,52

Leia também:

PREÇO: MARGEM X MARKUP
DIFERENÇA ENTRE MARGEM BRUTA, LÍQUIDA E DE CONTRIBUIÇÃO

O valor encontrado como resultado com mercadorias é também chamado de resultado operacional bruto ou, simplesmente, resultado bruto, que dependendo de seu valor (positivo ou negativo), resultará em lucro bruto ou prejuízo bruto.

Já o lucro ou prejuízo líquido de um período é obtido ao somar outras receitas e subtrair outras despesas do resultado com mercadorias.

OBS: Para simplificar, desconsideramos em nosso exemplo a incidência de impostos recuperáveis, como pode acontecer com ICMS e Outros. Por isso, é importante destacar que a fórmula para o cálculo do custo dos produtos dependerá do regime de apuração tributária que for aplicado. Ela ocorrerá da seguinte forma:

Pelo Simples Nacional: Custo = Valor unitário + Frete + Outras Despesas + Seguro + ICMS ST + IPI + II – Descontos + Difal.

Por lucro presumido: Custo = Valor unitário + Frete + Outras Despesas + Seguro + ICMS ST + IPI + II – Descontos – ICMS*.

Por lucro real: Custo = Valor unitário + Frete + Outras Despesas + Seguro + ICMS ST + IPI + II – Descontos – ICMS* – PIS – COFINS

*O ICMS só será deduzido caso o ICMS ST do produto seja igual a zero.

 

Você conhece os seus custos reais, sabe formar preço de venda sendo competitivo e obter lucros?
Entre em contato conosco e conheça nossas soluções.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *